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segunda-feira, 3 de junho de 2013

Revisão 27.000 Km

Em primeiro lugar quero agradecer ao João Filipe Faustino por fazer o favor de levar as peças conforme o combinado. Depois as peças apanharam o avião e vieram direitinhas as minhas mãos.
Já há algum tempo, ou melhor desde da altura que comprei a mota, que venho sentido algo estranho na direcção. Agora que já tem 27000 km estava na hora de efectuar uma revisão mais profunda. Primeiro desmontar a frente da Transalp algo que não é muito difícil. Depois encontrar o problema num das esferas da direcção mais precisamente nas debaixo as quais se encontravam completamente deterioradas. Essa era sem dúvida a causa do mau desempenho da mota durante estes anos. Encontrei as esferas com muita erosão e já fora do local próprio.
Difícil foi retirar as protecções que fazem parte das esferas e que estão embutidas na caixa de direcção. Principalmente quando não temos muito bem a noção do sistema. No manual que adquiri (ebay em inglês) referia que com um pulsão inclinado era só bater na beira da peça. No entanto esta medida revelou-se impropria porque na realidade ainda antes de chegar à peça existe um batente saliente que não permite essa execução. Por isso o procedimento deve ser encontrar um escopro que possa bater entre o batente e a peça para realizar a separação.
Não compreendo a utilização de esferas naquele local. A troca foi feita para um conjunto de rolamentos o qual me parece a melhor solução.
Na continuação da manutenção foram substituídos óleo do motor e filtro, filtro de ar, velas de ignição, calços travão dianteiro, pneu traseiro, líquido de refrigeração e óleo de travão da frente.
Em relação aos pneus não consigo encontrar uma solução duradora. Já coloquei várias marcas de pneus (DUNLOP, BRIDGESTONE, MICHELIN, METZELER) e ainda não encontrei o ideal para um piso 80% em asfalto.

Paulo Chaves

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